Lauro Chaman é campeão de Copa do Mundo na Itália

Principal atleta do ciclismo paralímpico brasileiro retorna ao País com três pódios. O brasileiro Lauro Chaman confirmou a ótima fase após duas etapas da Copa do Mundo de Paraciclismo na Europa.
Atleta da equipe santista Soul Cycles - Santos/Fupes, Chaman encerrou sua participação com três medalhas, sendo a última o ouro na prova de resistência, neste domingo (18), em Maniago, na Itália, onde também foi bronze na prova de contrarrelógio. Antes, em Bruges, na Bélgica, ele venceu a prova de resistência, mas foi desclassificado, e foi bronze no contrarrelógio.
Lauro Chaman no pódio com o holandês Daniel Gebru e o italiano Riccardo Stacchiotti
Arquivo pessoal
Disputando na categoria MC5, o principal atleta do paraciclismo nacional protagonizou uma atuação brilhante. Com ritmo agressivo desde os primeiros quilômetros, o brasileiro venceu e cruzou a linha de chegada sozinho, completando os 68,4km em 1h52min19s. Foi uma vitória consolidada com dois segundos de vantagem sobre o holandês Daniel Gebru e mais de dois minutos sobre o italiano Riccardo Stacchiotti.
Ainda na Itália, na prova de contrarrelógio, ele terminou com a medalha de bronze após percorrer os 24,1km em 30min29s. A disputa pelo ouro foi apertada e o holandês Daniel Gebru venceu com 30min06s, seguido pelo austríaco Josef Lasser que marcou 30min10s.
Bélgica
Nos dias 3 e 4, na primeira etapa da Copa do Mundo, em Bruges, na Bélgica, Lauro Chaman venceu com autoridade a prova de resistência, após já ter garantido o bronze no contrarrelógio. No entanto, sua vitória acabou sendo anulada após desclassificação por posicionamento ou ponto de apoio irregular na bicicleta, conforme boletim divulgado pelos comissários da competição.
As etapas da Copa do Mundo foram decisivas para o ranking classificatório rumo ao Campeonato Mundial de Ciclismo Paralímpico de Estrada da UCI, que será realizado entre os dias 28 e 31 de agosto de 2025, em Ronse, Bélgica.
Lauro Chaman comemora título da Copa do Mundo na Itália
Arquivo pessoal
- Fico muito feliz com essa vitória. Foi uma prova dura, com muito ataque e marcação, mas consegui me impor nos momentos certos e acreditei desde o início que poderia vencer. Essa medalha me dá ainda mais confiança para seguir evoluindo e buscar resultados positivos para o Brasil nos próximos objetivos da temporada - afirma.
Estrela Paralímpica
Principal atleta do ciclismo paralímpico brasileiro, Lauro nasceu com o pé esquerdo virado para trás. O atleta passou por cirurgia para corrigir o problema, mas o procedimento o fez perder o movimento do tornozelo. Por conta disso, teve atrofia na panturrilha. Sempre usou a bicicleta como meio de transporte e, aos 13, começou a competir em provas de mountain bike contra atletas sem deficiência. Aos 16, começou no ciclismo convencional e começou no paralímpico com 22 anos, provas de pista e estrada.
Entre suas principais conquistas estão as medalhas de prata na prova de estrada e bronze na prova contrarrelógio nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, além de Campeão mundial de estrada na África do Sul 2017, ouro na prova Scratch no Mundial de ciclismo de pista no Rio em 2018, ; bronze na prova Omnium no Mundial de ciclismo de Pista da Holanda 2019, bronze nas provas Omnium e Scratch no Mundial de Glasgow 2023, entre diversas outras conquistas.
COMENTÁRIOS