Seja bem-vindo
Florianópolis,13/09/2025

  • A +
  • A -

Shine Moura

Renascimento no Centro: Antonieta Vive!


Renascimento no Centro: Antonieta Vive!

Prefeitura inicia restauração da antiga Escola Antonieta de Barros e transforma prédio em centro cultural.  Nesta sexta-feira (11), acompanhei de perto, o lançamento da ordem de serviço para a restauração da antiga Escola Antonieta de Barros, no centro-leste de Florianópolis. O prédio, tombado e com alto valor simbólico para a cidade, será transformado no Centro de Memória e Cultura Professora Antonieta de Barros.


Durante o evento, conversei com o prefeito Topázio Neto, que destacou a relevância da iniciativa:

“Na verdade, eu entendo que resgatar a Antonieta de Barros e restaurar esse prédio a palavra correta é restauro, e não reforma [...] porque é um prédio tombado.” “Quando a gente fala em restauro, a obra é muito mais cara, porque os profissionais são qualificados, muito mais qualificados, porque além de construir, tem que entender do patrimônio histórico.”

Ele também destacou o valor simbólico da nova destinação do espaço: “Nós vamos devolver aqui para um uso que é absolutamente inovador para a cidade, que é um centro cultural e um museu de Antonieta.” “Vamos ter aqui no centro cultural, definido pelos coletivos negros que nos ajudaram a construir o projeto, diversas oficinas, diversas atividades todos eles voltados para a cultura negra.”

O prédio, que ficou abandonado por cerca de 20 anos, voltará a ser um polo de cultura negra e educação na capital catarinense: “Devolvemos para o centro da cidade um espaço que sempre foi voltado à cultura negra e que desapareceu durante pelo menos 20 anos, que não se tinha essa ocupação.”


Perguntei ao prefeito sobre a preocupação com a segurança da região central, marcada por alguns episódios de violência e ocupação desordenada: “A gente tem um acompanhamento da segurança permanente.” “Fizemos nos últimos dois, três anos um grande acordo social aqui no centro-leste. [...] A prefeitura tem entrado com a revitalização das ruas, a segurança pública tem passado. Colocamos agora banheiro auto-limpante no centro-leste. Eu vou reforçar a iluminação pública para que a gente tenha mais iluminação, mais segurança.”

Segundo o prefeito, o centro-leste carrega um significado especial:

“[...] Ela traduz um pouco dessa vida boêmia da cidade, a vida noturna da cidade. E tem um público muito presente para isso. Nós vamos trabalhar cada vez mais dar vida para o centro-leste.”

Ao final da conversa, registrei meus agradecimentos em nome do Convicção News: “Senhor prefeito, eu agradeço em nome do Convicção News. É um prazer estar tendo essa entrevista e esse bate-bola com você. E eu não vejo a hora da reforma inteira.”

Com um investimento de R$ 4,5 milhões e previsão de entrega em 12 meses, a obra marca um novo capítulo para a memória afro-brasileira em Santa Catarina e eu estive lá para testemunhar esse marco histórico para a cidade.



COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.