Seja bem-vindo
Florianópolis,30/04/2025

  • A +
  • A -

Vereadora Ingrid Sateré Mawé denuncia manobra para atrasar pedido de investigação sobre show de drones no Réveillon de Florianópolis


Vereadora Ingrid Sateré Mawé denuncia manobra para atrasar pedido de investigação sobre show de drones no Réveillon de Florianópolis

A vereadora Ingrid Sateré Mawé (PSOL) denunciou nesta segunda-feira (28) o atraso proposital no envio do requerimento que solicita documentos sobre a contratação, sem licitação, do show de drones realizado durante as festividades de Réveillon 2023/2024 em Florianópolis.

Segundo Ingrid, o pedido, de autoria do vereador Mamá — presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Informação —, foi retido pelo presidente interino da Câmara Municipal, Bericó (PL), em um movimento que ela classificou como desrespeitoso tanto à presidência da comissão quanto ao próprio papel de fiscalização do Legislativo. "Estamos apenas exercendo a nossa prerrogativa constitucional de fiscalizar. Não estamos acusando o prefeito ou a prefeitura", ressaltou.

Ingrid também criticou a justificativa apresentada pelo vereador Rafinha (PSD), que votou contra a tramitação imediata do requerimento alegando falta de urgência. "É uma justificativa rasa. Todos sabemos que o Réveillon é um evento com data fixa. Como não há urgência em esclarecer uma contratação sem licitação?", questionou a parlamentar.

A situação ganhou contornos ainda mais graves após denúncia da imprensa, indicando que o atraso no envio do requerimento teria atendido a um pedido do prefeito Topázio Neto, que teria interesse em postergar o debate até a votação da reforma da previdência municipal. "Qual é o receio do Executivo em responder a um pedido simples de documentos?", indagou Ingrid. "Os vereadores vão bancar qualquer tipo de camarilha que possa colocar esta Casa como conivente de processos de corrupção no Executivo? Fica aqui a reflexão", afirmou.

O teor do requerimento

O requerimento apresentado à Comissão de Ciência e Tecnologia, Inovação e Informática pede formalmente a requisição dos seguintes documentos:

À Secretaria Municipal de Licitações, Contratos e Parcerias (SMLCP): cópia integral de todos os procedimentos licitatórios que envolveram as festividades do Réveillon 2023/2024, com especial atenção à contratação da empresa responsável pelo show de drones.

À Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL): esclarecimentos sobre sua participação no processo e cópia dos procedimentos licitatórios pertinentes.

Ao Comitê Gestor de Governo (CGG): informações sobre as aprovações internas das contratações realizadas para o evento, com envio das pautas e atas das reuniões, detalhando os participantes.

À Controladoria-Geral do Município (CGM): informação sobre a existência de eventuais denúncias relacionadas ao caso e envio dos procedimentos internos de apuração, respeitando a proteção de dados pessoais.

Ao Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina: solicitação de documentos e informações sobre eventuais investigações em curso que possam subsidiar os trabalhos da comissão.

Além disso, o requerimento menciona a intenção de convocação de uma audiência pública para debater o tema, com a presença de secretários municipais, empresários, agentes públicos e sociedade civil.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.