Governança, inovação e desenvolvimento urbano marcam abertura do Summit Cidades 2026
Maior evento de cidades do Brasil começou nesta terça-feira (23) e vai até o dia 25, reunindo mais de 600 atrações no CentroSul em Florianópolis
Foto: Luiza Garcia Fotografia/Fepese/Divulgação A sexta edição do maior evento sobre cidades do Brasil foi oficialmente aberta nesta terça-feira (23). Ao longo de três dias, o Summit Cidades reunirá mais de 600 atrações, entre especialistas de renome nacional e internacional, acadêmicos, políticos, gestores públicos, empresários e lideranças, no CentroSul, em Florianópolis. A realização é da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), do Consórcio Interfederativo Santa Catarina (CINCATARINA) e do Consórcio de Inovação na Gestão Pública (Ciga), com correalização do Sistema Fecomércio SC.
O presidente em exercício da Fepese, Raimundo Lima, foi o responsável por iniciar a cerimônia de abertura. Ele destacou a importância do trabalho exercido pela instituição ao longo de sua trajetória, iniciada em 1977, e a qualidade dos painéis apresentados na edição 2026. A fala foi sucedida por representantes do CINCATARINA, Ciga e Fecomércio. Depois, o presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, e a presidente da União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc), Marcilei Vignatti, falaram sobre sobre o papel do encontro para o desenvolvimento.
“A gente está aqui não só para assistir. Nós também somos protagonistas deste encontro. Estamos ocupando espaços do debate público, ao mesmo tempo em que estamos muito preocupados com essa mobilização coletiva para o fortalecimento dos municípios. O Summit Cidades é um caldeirão de oportunidades para quem quer fazer a diferença”, disse Vignatti, que é vereadora em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina.
Autoridades catarinenses como o Defensor Público-Geral, Ronaldo Francisco; a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Vanessa Wendhausen Cavallazzi; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE SC), Herneus de Nadal; e o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Julio Garcia, também destacaram a relevância do evento, que espera reunir mais de 15 mil pessoas.
“O Summit Cidades tem inúmeras missões e, uma delas, uma das mais importantes, é ser um espaço de discussão, ampliação e melhorias prestadas, todos os dias, aos cidadãos de SC, porque o progresso não pode deixar ninguém para trás”, disse Francisco.
O presidente do TCE SC salientou a “contribuição extraordinária” do evento para o desenvolvimento econômico e social de Santa Catarina. “É através da governança que nós queremos qualificar as entregas para a nossa população. Essa é uma missão que precisamos cumprir, principalmente, para aqueles que têm mais necessidade. O Summit Cidades é um evento que enche os olhos de todos nós”, declarou Nadal.
Preocupação com o El Niño
O presidente da Fecam, Topázio Neto, aproveitou a fala para reforçar as iniciativas que estão sendo conduzidas pelos municípios, em parceria com o Governo do Estado, para possíveis tragédias climáticas que poderão ser causadas pela chegada do fenômeno El Niño. Em maio, o governo catarinense emitiu um alerta para acelerar ações preventivas e mitigar possíveis estragos.
A procuradora-geral de Justiça do MPSC, Vanessa Wendhausen Cavallazzi, destacou que o órgão é responsável por “impulsionar a implementação de políticas públicas” e que, por isso, também está atuando para apoiar os municípios antes mesmo da chegada do fenômeno. “O MPSC vai financiar um projeto de R$ 50 milhões para equipar as defesas civis com caminhões e demais ativos para conter os danos que podem ser causados pelo El Niño em Santa Catarina”, revelou Cavallazzi.
Santa Catarina dá exemplo para o Brasil
O presidente da Alesc, deputado estadual Julio Garcia, pontuou iniciativas como o Summit Cidades, que reúne cases de diferentes regiões do país, posicionam o estado como uma referência em governança e servem de inspiração para as demais regiões. “Esse evento é mais um exemplo que Santa Catarina dá para o Brasil. Um evento bem organizado e que não teria nenhum sentido se não fosse a presença dos agentes públicos que aqui estão para fazer este estado ainda melhor”, declarou.
A vice-governadora Marilisa Boehm complementou a fala afirmando que Santa Catarina é considerado o estado mais seguro do Brasil, posição conquistada também pelos investimentos feitos em educação. “Quando as pessoas não têm oportunidade, elas se voltam à marginalidade. Hoje, Santa Catarina é o estado mais seguro do Brasil também pelo trabalho realizado em ações como o Universidade Gratuita, que concede bolsas de estudos para alunos do ensino superior”, afirmou.
Summit Cidades 2026
A sexta edição do Summit Cidades começou nesta terça-feira (23) e vai até a quinta-feira (25). Dentre as atrações mais aguardadas está Carlos Moreno, pesquisador, urbanista e diretor científico do laboratório ETI da Academia Francesa de Tecnologia. Ele apresentará, nesta quarta-feira (24), o conceito mundialmente aclamado da “Cidade de 15 minutos”, que defende a redução da dependência de carros e a criação de espaços urbanos mais concentrados.
A programação também concentra nomes como o economista belga e criador do conceito de “Economia Azul”, Gunter Pauli; a referência global em sustentabilidade e reconhecido como o criador do termo ESG (Environmental, Social, and Governance), Paul Clements-Hunt; e o filósofo, considerado um dos escritores mais influentes do país, Mario Sergio Cortella
Eventos integrados e atração cultural
Quem garantiu o ingresso também terá acesso a programações paralelas de forte impacto técnico: o Congresso de Comunicação Política e Institucional (COMPOL) e o Congresso de Licitações (Licitacin), além de uma Feira de Negócios voltada para a integração entre os setores público e privado. O encerramento do primeiro dia de debates contará com um show nacional da banda Atitude 67 para os participantes.
A edição 2026 do Summit Cidades tem como patrocinadores platinum a editora A Página, Casan, Governo do Estado de Santa Catarina e Unifique. A Caixa Econômica Federal também integra essa lista. Tem patrocínio CAIXA, tem Governo do Brasil. O Summit Cidades também tem patrocínios gold de BRDE e Codesul.
A parceria institucional é da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC), do Consórcio Municipal Multifinalitário da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (CIM-AMFRI) e da Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina.



COMENTÁRIOS