Seja bem-vindo
Florianópolis,13/09/2025

  • A +
  • A -

Andher Villian

Nellipe Costa, o Intérprete! Está chegando o Carnaval, e tive a honra de entrevistar aquele que canta e encanta com a voz


Nellipe Costa, o Intérprete! Está chegando o Carnaval, e tive a honra de entrevistar aquele que canta e encanta com a voz

Sua experiência.

1. Como você começou sua carreira como intérprete de escola de samba?

R: por volta de 2004 , eu já cantava em um grupo de pagode, no qual um dos membros era compositor de Samba, pagode e samba -enredo. Comecei a acompanhar as obras dele no concurso realizado em 2005 para o carnaval de 2006. Foi à primeira vista, pois até então, nunca imaginei cantar um samba -enredo. No ano seguinte,ele compôs outro Samba para o concurso de carnaval de 2007 e me convidou para participar. Aceitei na hora, e desde então, estou nesse mundo que é o carnaval, principalmente de Florianópolis.

2. Quantos anos você tem de experiência nesse papel? 

    R: como intérprete de apoio, tenho 7 anos e como intérprete de uma escola do grupo especial, completo 11 anos nesse carnaval.

3. Qual foi o seu primeiro desfile como intérprete?

     R: Minha primeira experiência como intérprete de apoio foi em 2008,na escola Os Protegidos da Princesa. Até então, eu tocava na bateria da Embaixada Copa Lord,mas recebi um convite do grande Alan Cardoso para fazer parte do grupo musical dos Protegidos. Como já tinha grande vontade de cantar, aceitei e deixei a bateria imediatamente, permanecendo nos protegidos de 2008 à 2014.


Processo Criativo.

1. Como você se prepara para interpretar um samba -enredo?

     R: A primeira coisa é escutar muito o samba. Muitas vezes, durmo escutando a gravação, pois a minha teoria, a melodia se encaixa melhor na mente, permitindo que eu extraia o melhor do samba -enredo, independentemente dele "casar"com a minha personalidade vocal ou não. Depois, estudo a letra, Oque pode ser um grande desafio, especialmente para quem tem TDAH, pois sempre pode escapar uma palavra ou outra. No entanto, com persistência e algumas técnicas, consigo superar esse obstáculo. Uma dica que posso dar é escrever a letra do samba à mao ou digital-lá no computador.


Performance.

1. Como você se prepara fisicamente para o desfile?

     R:  Essa parte é complicada ( risos) sou muito tímido ( por incrível que pareça) então preciso dar um "UP" na adrenalina antes do desfile. Para isso, costumo aquecer a voz com meu cubinha (risos). Sobre a parte física, melhor não comentar, mas sei que é um passo importante. Acredito que no próximo carnaval eu consiga conciliar uma preparação física com um treinador e um aquecimento vocal adequado com um fonoaudiólogo.


Escola de samba 

1. Qual é a sua relação com a escola de samba que você representa?

     R: Falar da Embaixada Copa Lord é falar da história de grande parte da minha família materna. Minha mãe sempre me levava para assistir aos desfiles desde os meus 3 anos e com 9 anos (em 1996), desfilei no enredo campeão " Eu sou filho do batuque e neto do Abata -Kotô". Minha relação com a copa lord é de amor e paixão. Tivemos momentos bons, alguns ruins, ficamos distantes, mas hoje estamos mais próximos do que nunca.


A importância do intérprete 

1. Qual o papel do intérprete na apresentação da escola de samba?

     R: Na teoria, o papel do intérprete é cantar o samba -enredo, fazer as chamadas e ser o porta-voz do samba para que ele ecoe por toda a avenida. Mas na prática, é muito mais que isso. Na minha visão, o intérprete é fundamental, pois é ele que transmite a confiança de toda a escola durante o desfile. São 60 minutos de entrega total, e não podemos deixar a peteca cair, pod isso pode ser fatal para a avaliação da escola.

2. Como você acha que o intérprete pode influenciar a performance da escola de samba?

    R : Esperei muito essa pergunta! Tenho muitas teorias, mas a principal é que um desfile de escola de samba depende muito da largada. Se a escola não larga bem, não se sente confiante e não se entrega de imediato, será muito difícil manter uma boa performance ao longo do desfile . O Intérprete é o grande responsável por motivar os componentes para que se entreguem ao máximo e terminem o desfile com a sensação de dever cumprido.

3. Qual é a sua opinião sobre a importância do intérprete na tradição do samba?

    R : A história fala por si só: Jamelão Aroldo Melodia, Ney Vianna, Domiguinhos da Estácio, Eliana de Lima, Jane, Celinho da Copa Lord, Paulinho Carioca e tantos outros ajudaram a construir o Carnaval do Brasil. Me sinto lisonjeado por fazer parte dessa história e por contribuir para manter viva a tradição.


Essa entrevista foi muito importante, para que não podemos deixar o samba morrer. Para que possamos conhecer oque é um intérprete de carnaval, sua importância e seus desafios. 

Nellipe Costa, um representante do Samba em Santa Catarina.



COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.