Artigo
Mercado têxtil movimenta R$ 40,3 bilhões em SC. Mas a Moda tem Planejamento?

Passados 4 meses do ano de 2025 e já temos uma certeza: Santa Catarina é o Estado da Moda!
O fato positivo é muito mais do que um slogan criativo. O setor é responsável por um em cada cinco empregos gerados na indústria em Santa Catarina.
A indústria da moda é mais do que uma tradição catarinense. Considerado referência no país, já chegou a ser a segunda economia nacional e aqui no nosso estado movimenta mais de R$ 40,3 bilhões.
O resultado é equivalente a 12,1% da economia catarinense. São mais de 10 mil indústrias em todas as regiões, em uma cadeia de produção integrada, favorecendo os ganhos de sinergia entre as empresas.
Os números apresentados são da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). A pergunta que faço aos empresários, produtores e comerciantes da Moda é: como está o planejamento financiero?
E uma atenção aos investidores: o mercado precisa muito deles para se manter.
Em um momento de sinalizações internacionais, mudanças políticas e do crescimento digital (que em grande parte beneficia e facilita as expansões) pensar e planejar o futuro é fundamental.
Os catarinenses possuem DNA empreendedor e são daqui grandes marcas do setor.
É preciso integrar a tradição do passado com a Inovação do presente: usar ainda mais a Tecnologia a nosso favor.
Além disso, o mercado da Moda é um case e legado que temos para aplicar e ensinar outros mercados. Pois a conexão entre profissionais e o intercâmbio social e cultural na Moda tem uma velocidade que precisa ser vista em outros nichos econômicos.
Pensando além, o que falta para o Brasil se inspirar ainda mais no nosso Estado?
A verdadeira Moda é pesquisar, conectar e planejar!
Artigo assinado por: Wiliam Brambatti (Planejador Financeiro, fundador da CONECTO)
COMENTÁRIOS