Seja bem-vindo
Florianópolis,13/09/2025

  • A +
  • A -

Luiz Moraes

Deu Figueira no Clássico, e agora?

Alvinegro conquistou vitória heroica na Ressacada neste sábado

Gabriel Santiago foi o herói da tarde para o Figueira, definindo o Clássico. Foto: Patrick Floriani/FFC
Deu Figueira no Clássico, e agora?

O Figueirense teve muito mérito ao vencer o Avaí por 1x0 neste sábado (25), na Ressacada. O Furacão incorporou o espírito do Maior Clássico de Santa Catarina e, mesmo com a infantil e precoce expulsão do centroavante Kayke, não se desorganizou em nenhum momento e fez seu gol com Gabriel Santiago, no rebote de uma falta cobrada por Samuel, que, para mim, foi o melhor em campo.

Com um futebol pobre e pressionado pela torcida, o Leão teve a posse da bola, mas só levou perigo em alguns cruzamentos e chutes de fora. Resultado justo. A dupla de Florianópolis passa a ter a mesma pontuação na tabela (cinco pontos após quatro jogos) e sete partidas por fazer até o final da primeira fase do Catarinense. E agora?

O Figueira se vê aliviado e sai de cabeça erguida para tentar mais uma vitória contra o Concórdia, na quarta-feira, no Orlando Scarpelli. A equipe precisava do resultado tanto pela tabela quanto pela moral, e agora Thiago Carvalho, que teve uma ótima estratégia, respira mais tranquilo após um início tumultuado. O Clássico pode ser um bom ponto de partida para a recuperação de atletas como Felipe Santiago, Rodrigo e Marlyson, que não começaram bem 2025.

É preciso ressaltar como o futebol é tratado de forma ansiosa no Brasil, seja por parte da imprensa, dos torcedores ou de quem trabalha nos clubes. Muitos já tratavam o elenco alvinegro e a comissão técnica como “descartáveis”, após apenas um mês de pré-temporada e um início tropeçando no estadual. Com isso, não quero dizer que, por vencer o maior rival, tudo está maravilhoso, longe disso. Mas fica nítido como tudo é questão da estratégia adotada, potencializando ou não cada jogador, e de um espírito de organização coletiva que ajuda atletas que possuem claras limitações, mas são profissionais que já demonstraram qualidade em outros momentos. A ver se o treinador Thiago conseguirá estender esse bom momento de seus comandados. Continuo acreditando que o Figueira tem potencial para incomodar os favoritos do Catarinense, mas precisa de regularidade.

O Avaí agora faz um difícil duelo contra a Chapecoense, em Xanxerê, também na quarta-feira. Sua torcida está indignada, pois o investimento continua altíssimo, e o futebol pouco aparece. A gestão continua fraca e, na minha opinião, passou vergonha nesta semana pelo preço de R$ 200 que estipulou para a torcida do Figueirense e a forma com que lidou com as contestações. Pensamento pequeno para um gigante de Santa Catarina. Sobre Enderson Moreira, técnico de renome no Brasil, a análise é parecida. Tem muitas respostas a dar. Apesar de tudo, o Leão segue sendo um dos principais favoritos ao título, mas será que chega lá com seu atual comandante?

Em campo, o Clássico de Floripa durou cerca de 90 minutos, mas, fora dele, começou uma semana antes e está longe de acabar. E as duas torcidas sabem disso.



COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.